A cardiologia é a especialidade médica dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do coração ou que afetam o coração.
O coração é o primeiro órgão a funcionar no nosso corpo, começando ainda nos primeiros meses de gestação e muitas vezes é o último a deixar de funcionar. Não é à toa que o coração é considerado o símbolo da vida.
O Sistema cardiovascular é responsável por garantir o bom funcionamento do corpo, servindo como transporte de nutrientes e oxigênio, bem como de toxinas e gás carbônico. De um modo geral, todas as células do corpo humano recebem, através do sistema cardiovascular, oxigênio e todos os nutrientes necessários para se manterem vivas e realizarem suas funções, tais como: gerar movimento, produzir hormônios, pensar, entre outras. Estes processos celulares geram gás carbônico e outros produtos celulares como toxinas e dejetos celulares. O sistema cardiovascular se encarrega de levar para longe estes produtos e dar o destino certo a eles.
O cardiologista é o médico que exerce a cardiologia. Para ser considerado cardiologista, o médico precisa ter realizado uma especialização ou residência em cardiologia em uma instituição reconhecida e autorizada a ensinar esta especialidade. Normalmente o caminho tomado pelos médicos para se tornarem cardiologistas é: após o término dos seis anos de faculdade de Medicina, faz-se dois anos de especialização em clínica médica, onde o médico aprenderá ainda mais sobre as doenças que afetam todo o corpo humano, inclusive o coração. Em seguida, são necessários mais dois anos de especialidade em cardiologia para um aprofundamento dos conhecimentos sobre o coração.
A cardiologia ainda apresenta várias sub-especialidades e, a ergometria, sub-especialidade voltada a realização de testes de esforços, cintilografias do coração, treinamento cardíaco e reabilitação do coração, é apenas uma delas.
Um bom cardiologista normalmente se submete a uma prova de conhecimentos sobre a cardiologia, elaborada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, que reúne os maiores especialistas de coração do Brasil. Se o médico for aprovado, ele recebe o título de especialista em cardiologia. Este título pode então ser registrado junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado onde o médico atua, o que vai gerar um número de RQE, que é um Registro de Qualificação de Especialista. 
É este RQE, que pode ser verificado junto ao site do Conselho Regional de Medicina do estado onde o médico atua, que garante que as informações quanto a especialização fornecidas pelo médico foram verificadas e são de fato corretas.